sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O que é ser Adolescente?




Adolescência. Do latim: Ad = "Para" + Olescere = "Crescer". Em um tradução literal, "crescer para". Quando se pensa em "adolescência", pensa-se em uma transição. Uma fase passageira que a maioria gosta de ver como um transtorno aos adultos e uma diversão aos que estão nela. Mas para mim, o que seria a "Adolescência"?
                Ser adolescente para mim significa uma preparação. Um momento da vida que pode ser breve ou longo, dependendo de como cada um planeja seus objetivos futuros e age para torná-los realidade. A adolescência é o período em que começamos a nos preparar para viver o que nascemos para viver. Uma fase em que devemos aprender o que é responsabilidade, comprometimento e dever. Uma fase onde aprendemos como devemos ser e agir.
                Ser adolescente é desenvolver-se. Aprender por meio do exemplo e da experiência como devemos nos relacionar com as pessoas e com o mundo. Na adolescência é quando desenvolve-se o real caráter de alguém. É quando temos capacidade para olharmos para dentro de nós mesmos, aceitarmos quem somos e mudarmos o que não queremos ser. Nos preparamos para sermos adultos.
                Mas se ser adolescente significa transitar para a fase adulta, onde estaremos prontos para a vida como ela é, creio que todos nós, ou ao menos a maioria, seremos adolescentes para sempre. Se ser adolescente significa "crescer para", isso significa que desde que nascemos até o momento da nossa morte nós somos e seremos adolescentes.
                A criança que aproveita a vida e brinca como se não houvesse o amanhã. A criança que trabalha noite e dia para ajudar na renda da família ou no seu próprio sustento. O adolescente que estuda 18h por dia para passar em uma renomada faculdade. O adolescente que estuda por obrigação e passa o resto do dia fazendo tudo ou nada. O adulto que trabalha para os filhos, ou para o dinheiro, ou para si mesmo. O adulto que deseja aprender sobre tudo. O idoso que já sabe de tudo, ou que pensa que sabe... Todos estes são adolescentes aos olhos da vida.
                Se enquanto estamos sempre evoluindo e nos preparando para todas as intempéries da vida é sabido que nunca se estará preparado para tudo, adulto mesmo é aquele que se prepara para a morte. Aí está a verdadeira Sabedoria de Vida.
Portanto viva e deixe viver. Viva e deixe morrer.
Adolescência é crescer. Adolescente é quem vive.


 Guilherme Euripedes

2 comentários:

  1. sabia que, muitas linhas da psicologia, consideram o inicio prematuro e o fim tardio da adolescência como um dos principais males contemporâneos e a causa de distúrbios como o consumo compulsivo, a falta de auto estima e a recusa à responsabilidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não sabia. Faz todo sentido, afinal, na fase da adolescência, em tratando do ponto de vista psicológico, é um momento onde é comum a busca por diversão e prazeres acima de tudo, inclusive das responsabilidades.

      Mas o objetivo do texto é mostrar que no fim, todos somos adolescentes aos olhos do tempo quando procuramos nos preparar para tudo, sem saber que nunca estaremos preparados para qualquer situação. Aceitação e Adaptação é a chave para a fase adulta.

      Excluir

Penso, logo posto.