terça-feira, 20 de março de 2012

O Monge e o Escorpião


    Outro dia um amigo me fez lembrar uma velha parábola que contava sobre um monge e um escorpião. Vou apresentá-la:

~†~    

    Monge e discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio.
    Foi então a margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

    - Mestre, deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!

    O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
    - Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha.

    Esta parábola nos faz refletir a forma de melhor compreender e aceitar as pessoas com que nos relacionamos. Não podemos e nem temos o direito de mudar o outro, mas podemos melhorar nossas próprias reações e atitudes, sabendo que cada um dá o que tem e o que pode. Devemos fazer a nossa parte com muito amor e respeito ao próximo. Cada qual conforme sua natureza, e não conforme a do outro.

  ~†~

    De fato, muitas vezes ficamos em dúvida sobre como deveríamos proceder, como agir diante de cada situação confusa e horripilante em nossas vidas. Procuramos respostas em livros, pessoas, conselhos, religiões... Mas esquecemos de buscar a resposta em quem mais deveríamos confiar. Em nós mesmos.
    Nós temos hoje o costume de negligenciar nossa sabedoria outorgando nosso direito de livre-arbítrio a outras coisas e pessoas por acreditarmos não sermos capazes. Devemos ser humildes e entender que não sabemos de nada nesse mundo e devemos sempre buscar a Sabedoria, mas não podemos esquecer que essa busca terminará dentro de você.

    Tenha foco em sua mente e busque seu coração.

    Cada um de nós tem uma Natureza e um Comportamento. A Natureza diz quem você é, e o Comportamento é quem você mostra ser.
    Não é errado ou falso ter um comportamento diferente da natureza, mas apenas seguindo sua natureza você será realmente feliz em suas escolhas. Alguns preferem seguir a vida buscando uma melhor posição social e poder, e buscam isso porque sentem uma necessidade natural. Que bom pra eles! A minha natureza é buscar a sabedoria dos mundos e dividi-la com quem me importa. Busco isso. Bom pra mim.
    Se sou romântico e carinhoso e as vezes faço com que as pessoas se afeiçoem a mim, mesmo eu não tendo reciprocidade, não há muito o que eu possa fazer. Não faço errado em seguir minha natureza ao invés de demonstrar frieza para mudar as reações. Busco agir conforme o que penso e sinto para depois não me arrepender daquilo que fiz, mas apenas do que não fiz. E me arrependeria de olhar pra trás e perceber que não segui meu coração... Desafio me darem motivos para não acreditar.

    Mas cuidado! Nunca se esqueçam que nosso comportamento são nossas ações, e elas não voltam. Pense antes de agir e de falar, pois você pode não ser sempre responsável por aquilo que cativas, mas deve ter consciência das reações que causará. O monge poderia mudar sua ações e não salvar o escorpião do afogamento, mas o escorpião poderia também segurar seu impulso de ódio e não picá-lo por aquela vez. Cada ação corresponderia a uma outra reação... Devemos ter plena distinção de como devemos ser, e agir.

    Você não pode nem deve querer mudar a natureza ou o comportamento de alguém, mas pode ser o motivo de tal mudança.

    Olhem para dentro de si e sigam seu coração, pois apenas lá estará a sua Felicidade, independente do que encontrem.


Guilherme Euripedes

Um comentário:

  1. É bem por ai mesmo Guitu... Temos sempre que seguir nosso coração, mesmo que nossa escolha pareça estranha aos olhos da maioria, pois a resposta e chave de tudo está dentro de nós mesmos. Um bom texto seguido de uma boa parábola para refletir ^^

    ResponderExcluir

Penso, logo posto.