Se lhe perguntassem qual a pior sensação, qual o pior sentimento que se pode sentir, o que você responderia?
A minha resposta eu já descobri… Frustração.
Nada é capaz de me deixar tão pra baixo ou de me fazer ficar tão desesperançoso da vida do que me frustrar com algo ou pior, com alguém.
O ser humano é um ser que não vive só. Depende da união com seus semelhantes para poder estar bem. Aquele que diz que é solitário e que não gosta de ninguém mente. Todos dependemos de todos. E é aí que mora o problema.
Onde está o sentido em ter que dar confiança a alguém sendo que existe a grande possibilidade de você ser traído, de você ser passado para trás, pisoteado, tratado como número, subjugado como lixo e ser despejado? Porque dar confiança a um ser que não merece nada a não ser sofrer, a ser deixado de lado, ser usado e mal tratado?
É quando se faz essa pergunta que se percebe o quanto a humanidade tem ficado cada vez mais desgastada. Mas é a partir desse tipo de pergunta que podemos olhar ao nosso redor e descobrir que tudo apesar de toda essa face negra que os homens nos mostram, confiar vale a pena.
Não há dor pior do que depositar toda sua confiança, todas as suas esperanças, todo o seu empenho em alguém e esse alguém vir a falhar com você. Não por sua causa, não por sua falta. Mas simplesmente por que sua confiança, esperança e empenho não tem valor algum para tal pessoa. É aí onde mora a Frustração. A Frustração é uma sombra da Expectativa. E da frustração nasce o ódio, a desesperança, o desapego e aquilo que mais me assusta no homem… a Frieza.
Uma coisa eu aprendi com minha vida e minha experiências, assim como aprendi com as experiências daqueles que estão ao meu lado. Nunca devemos dar as costas aos sentimentos, mas sim encará-los de frente e viver o que tivermos de viver. Aquele que ignora os seus sentimentos e os sentimentos do próximo se torna frio, e a frieza é o pior defeito que uma pessoa pode ter.
As pessoas sempre vão te frustrar. Vão tentar te pisar e passar por cima de você para que possam sempre estar um passo a frente. A maioria das pessoas preferem trilhar um caminho feito com o sangue e os corpos dos que passaram por eles. Mas as pessoas que são honradas, valorosas e de bom caráter não tentarão estar um passo a sua frente, mas sim andar ao seu lado.
A vida deve ser saboreada com intensidade. Quando apenas passamos os dias nós não vivemos, nós sobrevivemos. A intensidade só se vive quando se é capaz de se entregar de corpo e alma para algo ou alguém. Mas como se entregar sendo frio e esperando acima de tudo se proteger ao invés de arriscar? Os sentimentos ocorrem inversamente proporcional a nossa capacidade de sermos frios. Portanto não negligenciemos a felicidade simplesmente não vivendo a tristeza. Tudo são momentos, e esses momentos devem ser aproveitados da melhor forma possível. Tudo tem um valor.
Quando se tem Confiança, sabe-se reconhecer o valor de uma amizade, a importância de um irmão e o prazer de um amor, e tudo vale a pena. O sofrimento se torna mais brando e a frustração se torna apenas parte do processo de se sentir bem. Depois da dor sempre vem o alívio. O Alívio sempre traz a inspiração. Da Inspiração nasce a vontade de viver. E dela nasce os Momentos de Felicidade…
Guilherme Euripedes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Penso, logo posto.