segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O que te Inspira?




O que te inspira?

Essa é uma pergunta que sempre nos faz olhar para dentro de nós mesmos e acabamos por redescobrir o que nos faz bem…

Hoje eu me perguntei: O que me inspira? - Redescobri muitas coisas que me deixam feliz, que me fazem refletir sobre a vida, o universo e tudo mais. Mas fui além. Eu descobri o que realmente me inspira…
O que é essa tal de inspiração? A melhor definição, no dicionário Houaiss é “entusiasmo criador que anima e aumenta a criatividade de escritores, artistas, pesquisadores etc.”. Mas novamente vou além:
“Inspiração é o sentimento acima dos sentimentos, que não nasce da química dos elementos, mas sim da (e para) contemplação do mundo ao nosso redor.”

Olhei pra dentro de mim e percebi que muitas coisas me atraem, muitas coisas me deixam feliz, muitas coisas me deixam triste. Muitas coisas me inspiram. Inspirar-se não se atém somente ao que é bom. Coisas ruins também nos inspiram. Mas vou me atentar somente ao que é bom.

Quando contemplo o valor da minha amizade, o valor da honra, o valor do bom caráter e da justiça eu me sinto inspirado. Quando contemplo a beleza de um cenário natural, da engenhosidade humana ou de uma mulher eu me sinto inspirado. Quando contemplo a criatividade, a inteligência e a capacidade humana eu me sinto inspirado. Isso eu já sabia…Mas descobri que talvez me inspire ainda mais.

Descobri o que me inspirou a escrever isto. Descobri sobre mim e ao contemplar o que mais me faz mal descobri seu contrário harmônico…Descobri o que mais me faz bem.
Tenho o grande defeito de olhar para aqueles que me atraem e esperar algo deles. Eu espero lealdade da minha família, dos meus amigos e dos meus amores. Quando isso não vem, aparece em seu lugar o que mais me consome, o que mais subtrai minh’alma. A Frustração.

Mas o seu contrário me é capaz de trazer de volta a vida ainda mais rápido. Me traz a Inspiração ainda mais forte. Quando as coisas acontecem além do que eu espero, melhor do que eu imagino, quando meu limite é transcendido, isso me traz algo ainda mais especial. A Surpresa.
Uma ação diferente. Um gosto desigual. Uma ideia original. Uma paisagem mais que perfeita. Uma presença inesperada. Uma mensagem não esperada. Um resultado inacreditável. Um “q” a mais. “O” “q” a mais… O Mais do que mais me atrai…

Inspire-me.

Surpreenda-me.

Guilherme Euripedes

Um comentário:

Penso, logo posto.